Terapeuta explica: do que se trata a Constelação Familiar?
- terapiasistemicaco2
- 2 de jun. de 2020
- 4 min de leitura

A constelação sistêmica é uma terapia, cuja intervenção de ajuda leva você a encontrar recursos internos e externos, a partir do olhar e compreensão de sua origem para solucionar um problema de ordem pessoal, profissional e financeira.
A ideia de Constelação Familiar Sistêmica está ligada à ideia de cada um no seu lugar na família, para que esta família se relacione com harmonia e equilíbrio onde a ordem de hierarquia limita a função e ação de cada membro sem que um ocupe a função e o lugar de outro.
Assim: o pai de uma família falece, o filho mais velho ocupa sua função cuidando dos irmãos mais novos e da mãe. Neste caso, o filho mais velho saiu de seu lugar e ocupou o lugar de marido da mãe e pai dos irmãos. Pode ser também, quando a filha cuida da mãe como filha e a mãe permanece no lugar da filha. Ou ainda, um irmão do meio que ocupa o lugar e a função do irmão mais velho. Esses são alguns exemplos de funções e papéis familiares desorganizadas e desequilibradas. Isso traz consequências negativas na família.
Cada membro da família faz parte do sistema e não pode ficar de fora dele. Há casos em que famílias excluem um parente difícil e passa por desejo, não o considerar mais pertencente ao clã. Agem como se ele não existisse. O aborto, também aqui, é considerado uma forma de exclusão. E como Helingher bem observa, ninguém tem o direito de excluir ninguém, todos tem o direito de pertencer independente do que tenha ocorrido. A exclusão é uma ação de força muito negativa para uma família. Tudo que acontece com um, ressoa em todos.
Um relacionamento, seja ele qual for, se casal, pais e filhos, entre irmãos, amizade e negócios, se não houver uma troca equilibrada em suas ações, está fadado ao fracasso e a constantes conflitos. Pois, todo relacionamento se baseia na troca equilibrada, o dar e o receber na medida em que ambas as partem fiquem satisfeitas e felizes. E essa dinâmica flui a partir de um sistema familiar equilibrado.
Tudo o que somos, aprendemos e fazemos é fruto do comportamento sadio ou doentio de nosso sistema familiar. A família é nosso berço esplendido. Dela nascemos e dela padecemos com toda a nossa história.
O que acontece num determinado momento na família e o fato fica encoberto, não resolvido ou, mal resolvido, as gerações posteriores sofrem as consequências e, repetem o mesmo comportamento por serem fruto de toda a história de seus ancestrais que precedem sua existência na família. Por que isso?
Porque viemos de um pai e de uma mãe que, também vieram de seus pais, que vieram de seus pais... por termos vindo de muitos pais e mães trazemos em nosso DNA não somente as características físicas como cor de cabelos, olhos, estrutura corporal, doenças, mas também trazemos toda a memória da história deles como seus sucessos, fracassos, traumas, seus destinos difíceis.
Você pode até pensar que está condenado aos destinos de seus ancestrais, só que não. Esses destinos fazem parte de você, de sua história, só precisa ser olhado com amor e respeito, sem julgamentos e culpa. Essa mudança inicia com a tomada e ampliação da consciência do que vem acontecendo em sua vida, porque e como viver o seu próprio destino através da Constelação Familiar que proporciona o equilíbrio da sua família, levando cada um a ocupar o seu devido lugar e papel no clã.
Essa terapia amorosa e consciente se fundamenta nas três leis do amor observadas por Bert Helingher: Lei de hierarquia, cada um no seu lugar com sua função respeitando quem veio primeiro. Lei de pertencimento, todos temos o direito de pertencer a nossa família de origem e a Lei de equilíbrio entre dar e o receber.
Do mais, a Constelação Familiar é uma intervenção breve de ação eficiente diante do problema apresentado pelo cliente, o que chamamos de tema. Todo o tema trazido para a Constelação é olhado dentro do sistema familiar da pessoa, observando a dinâmica comportamental dos ancestrais. A partir daí, identifica-se a dinâmica de comportamento que o cliente vem repetindo na sua vida inconscientemente, descobrindo o que está fora do lugar para ser colocado de volta no seu lugar, na sua ordem para ter equilíbrio.
Para quais problemas você pode buscar ajuda da Constelação Familiar?
· O seu relacionamento amoroso;
· Seu casamento;
· A sua relação com seus pais, irmãos ou filhos;
· Sua dificuldade financeira;
· Sua instabilidade profissional;
· Sua dificuldade em ter um relacionamento amoroso;
· Sua dificuldade em permanecer casado(a);
· Sintomas que levam a enfermidades;
· Dificuldade em engravidar;
· Instabilidade emocional;
· Vícios;
· Dificuldades na empresa e seus negócios;
· Entre outras situações que o cliente pode apresentar.
Quais os benefícios da Constelação na minha vida pessoal, profissional e nos negócios?
Além de você, seus familiares e pessoas envolvidas na dinâmica sentem o efeito da Constelação. Os benefícios estão no melhor relacionamento entre familiares, soluções de problemas financeiros, solução de problemas afetivos, entendimento de questões pessoais, rompimento de comportamentos prejudiciais, mais leveza e fluidez na vida. Você passa a ver a vida e seus acontecimentos como precisam ser vistos e as coisas vão acontecendo de maneira surpreendente com a mudança de atitudes e comportamentos que a Constelação proporciona.
Cristiana Dias - Terapeuta Sistêmica
(16) 974002209
Commentaires